O tabagismo já é há muito tempo conhecido como um dos maiores males dos últimos tempos, capaz de causar inúmeros tipos de problemas de saúde para aqueles que caem no vício de fumar, seja qual for a forma de consumo. Mais do que problemas de saúde, fumar pode levar à morte. Todos os anos, cerca de 8 milhões de pessoas no mundo morrem devido ao tabagismo, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde).
Tabagismo
O tabagismo se define por uma doença do tipo crônica, a qual tem como característica a dependência da nicotina causada por produtos feitos à base de tabaco. O tabagismo é considerado a maior causa isolada evitável de enfermidades e óbitos no mundo todo.
Às vezes, o fumante pode simplesmente não ser capaz de perceber todos os males que o tabagismo lhe causa, mas não importa qual seja as características do indivíduo, cedo ou tarde o cigarro irá lhe causar algum mal. O pneumologista Dr. João Carlos de Jesus conta: “O cigarro é um problema histórico, mas nem sempre quem fuma muito percebe a relevância que isso pode trazer para sua vida até que seja surpreendido por um problema real”.
Além do tabagismo ser capaz de matar aquele que de fato fuma o cigarro, ainda existe o risco de um não-fumante desenvolver sérios problemas devido a exposição constante à fumaça, o chamado fumo passivo. A OMS estima que em torno de 1,2 milhão de pessoas morram todos os anos vítimas do fumo passivo. Ou seja, além de causar mal a si mesmo, o fumante pode prejudicar aqueles à sua volta.
Problemas causados pelo tabagismo
O tabagismo pode ser praticado de diversas formas, mas os especialistas afirmam: não existe tabagismo saudável. “Cada tipo de tabagismo pode causar um dano. Cachimbo pode danificar a mucosa da boca, a garganta e acabam tendo cânceres mais altos. Quem usa mais o tabaco com filtro acabam tendo cânceres mais baixos. A cannabis também pode fazer mal ao pulmão”, explica o Dr. João Carlos.
O tabagismo tem como característica dois fatores importantes: a nicotina e a fumaça. A nicotina é a substância que pode gerar prazer ao fumante, que é responsável também por provocar o vício. O segundo e principal fator de danos é a fumaça, a qual prejudica o pulmão e pode causar diversos problemas.
Um deles é o enfisema pulmonar, como conta o pneumologista Dr. João Carlos de Jesus: “Dentre os clássicos problemas que o tabagismo causa, está o enfisema pulmonar, que resulta num mau funcionamento do pulmão, fazendo com que o indivíduo se sinta cansado e precise até mesmo de um concentrador de oxigênio”.
Os cânceres também são clássicos problemas relacionados ao tabagismo, com destaque para o câncer de pulmão. O Dr. João Carlos alerta: “É uma doença que o risco é muito grande para aqueles que fumam. Esse risco está totalmente relacionado à quantidade de tabaco consumido. Quem fuma mais, tem um risco maior”.
Recomendações
O ideal em qualquer caso é simplesmente abandonar o cigarro. Não existem formas saudáveis de consumir, seja por um jovem, adulto ou idoso. Sejam cigarros, narguiles, cachimbos, cigarros de filtro, de palha, todos podem causar algum mal.
Melhor do que abandonar o cigarro é sequer começar a fumar. Com isso em mente, é de suma importância que a juventude seja alertada de todas as formas possíveis sobre os males que o tabagismo pode causar, antes que entrem nesse vício.
“A gente tem que alertar a juventude para que não fume. Muitos jovens estão fumando e achando que é legal, mas não é. Tem muita coisa melhor pra fazer e fumar só vai gerar dependência e danos crônicos”, conclui o pneumologista Dr. João Carlos de Jesus.
Fonte
Redação | Doutor TV
Redação | Doutor TV