O tema da medicina estética é muito debatido no Brasil e no mundo inteiro. Com uma demanda cada vez maior, o tema sempre está na moda e não sai da boca do povo.
Pensando nisso, nosso site conversou essa semana com o biomédico esteta e patologista clínico Dr. Daniel Dias Machado, que é especialista na área. A entrevista você confere abaixo!
Confira abaixo a entrevista sobre medicina estética com o biomédico esteta e patologista clínico Dr. Daniel Dias Machado:
- Doutor, seja muito bem-vindo, que prazer recebê-lo aqui!
Dr. Daniel Dias Machado: É uma honra Salatiel poder compartilhar com você um pouquinho desse tema tão debatido no Brasil e no mundo.
- Primeiramente, vamos esclarecer: existe diferença entre médico e biomédico?
Dr. Daniel Dias Machado: Sim, Salatiel, é importante compreender que o biomédico é um profissional que tem a formação da biologia humana com a medicina.
Nossa formação é ampla, tanto na área da medicina quanto da biologia humana e a parte estética é uma especialização.
O biomédico tem conhecimento do corpo humano, faz uma especialização e pode inclusive realizar procedimentos invasivos;
Sobre nossas habilitações é importante compreender a habilitação em estética.
O biomédico é uma das poucas profissões que têm autorização para atuar na área da saúde estética.
O próprio médico por sua vez só pode atuar como esteta quando ele apresenta a condição de especialista habilitado pelo seu conselho como dermatologista ou cirurgião plástico.
Somente esses dois médicos podem atuar na área estética, os demais somente biomédicos, enfermeiros estetas e dentistas, somente esses profissionais no brasil podem atuar como estetas.
- É importante falar sobre isso, doutor, porque hoje em dia nós nos deparamos com tantos anúncios, tantas pessoas, até esteticistas querendo realizar procedimentos estéticos e, para escolher, é importante saber disso para o sucesso do procedimento e evitar tragédias.
Dr. Daniel Dias Machado: Com certeza, um ponto muito importante de se compreender é que a face apresenta diferenças práticas quando nós falamos de alguns pontos musculares, por exemplo, quando nós falamos de músculos do nosso corpo nós falamos de músculo ligando osso a osso.
Na face falamos de osso ligado à pele. Portanto, nós temos que ter uma formação destinada à parte facial, conhecer profundamente a anatomia da face humana e, para isso, eu sempre indico uma pós-graduação e, ainda assim, uma residência aprofundada, uma residência que dê subsídio mínimo 80 por cento prático e 20 por cento teórico.
- Agora todo mundo quer saber dos procedimentos: quais são os procedimentos que o biomédico está habilitado para realizar? Nós falamos de procedimentos invasivos, não é mesmo? E quais seriam esses procedimentos?
Dr. Daniel Dias Machado: O biomédico habilitado pode realizar qualquer procedimento estético tanto na face quanto no corpo. Isso é muito importante para compreender.
Por exemplo, dentistas são habilitados para trabalhar com procedimentos estéticos na face e no pescoço, já o biomédico pode realizar procedimentos invasivos tanto na face, quanto no pescoço e corpo.
O procedimento que mais realizamos é a toxina botulínica, que é o procedimento conhecido como botox, o mais aplicado no mundo.
Sobre os dados do procedimento no Brasil, o nosso país na atualidade é o que mais aplica Botox mundialmente.
O biomédico realiza toxina botulínica, preenchimentos faciais com ácido hialurônico, realizamos também lipos de papada, entre outros procedimentos.
São inúmeros processos estéticos que o biomédico pode realizar.
Mais informações:
Se você tem mais alguma dúvida sobre medicina estética, não se esqueça de entrar em contato com o Dr. Daniel pelo Instagram @biomedico.esteta ou pelo site www.doutordaniel.bmd.br. E fique ligado também em nossa página, sempre com conteúdos fresquinhos sobre saúde para você!
Fonte