Muitas pessoas buscam procedimentos estéticos e, dentre eles, a lipoaspiração tem sido um dos mais desejados. De acordo com dados da ISAPS (Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica), em 2018 foram realizadas mais de 1 milhão de cirurgias plásticas no Brasil, com a prótese de silicone e lipoaspiração despontando como os mais desejados.
O diferencial da lipo HD
A diferença entre a lipoaspiração convencional para a lipo HD (do inglês: High Definition, que significa Alta Definição) é a forma de aspirar toda a gordura. Na de alta definição, aspira-se de uma maneira anatômica, ou seja, respeitando a anatomia individual do paciente, trazendo um resultado mais agradável esteticamente falando.
Quando se fala em “aspirar de uma maneira anatômica”, o apontamento é direcionado para a área do abdome onde há o V inguinal, a lateral do reto abdominal (que fica mais marcada naqueles que têm um porte atlético), que é onde a lipo HD valoriza.
“Isso não quer dizer que todo mundo vai ficar com o chamado gominho, ou que todos ficarão atléticos. Os resultados que geralmente vemos no Instagram são de pessoas que associam os tratamentos, ou seja, malham, têm uma vida saudável e usam a lipoaspiração para esculpir o restinho que falta. É aquela gordurinha que não sai ou uma musculatura que não está tão valorizada”, explica o cirurgião plástico Dr. Walter Lukesic.
Lipo HD em pessoas que não malham
A lipoaspiração HD é dividida em vários graus. Tem a alta, média e baixa definição. É possível fazer a barriga, costas, braços, uma boa parte das nádegas e pernas.
Caso a pessoa esteja no peso ideal, mas possui um lipodistrofia (acúmulo de gordura, o chamado pneuzinho), é possível removê-la, valorizando a musculatura.
“Talvez esse paciente não consiga uma alta definição, que é para um paciente mais atlético. Porém, pode alcançar uma média definição, conseguindo melhorar o contorno corporal de uma maneira que o agrade ao final do procedimento”, aponta o Dr. Walter.
Potencializando os resultados
Quando o paciente não malhava, porém após o procedimento começou a frequentar a academia, a tendência é potencializar o resultado. Agora, quando o contrário acontece, ou seja, a pessoa tinha um ritmo de malhação, fez o procedimento de Lipo HD, mas por algum motivo precisou deixar a academia, a tendência é a perda de tônus muscular, não tendo alteração da gordura. Isso se a pessoa mantiver seu peso.
Quem já fez uma lipoaspiração convencional também pode passar pela cirurgia de lipo HD. Contudo, num intervalo de 12 meses entre uma cirurgia e outra, é quando o processo de cicatrização está completo.
Contraindicação
A flacidez é a contraindicação principal para um procedimento de lipoaspiração. Uma pessoa que fez abdominoplastia provavelmente já retirou o excesso de pele. Sendo assim, a lipo HD complementa a cirurgia com ótimos resultados.
“Agora, quando uma pessoa tem a flacidez acentuada, nesses casos a lipo HD é contraindicada. Porém, é preciso uma avaliação, pois há graus de flacidez. A lipoaspiração só corrige a gordura, a flacidez da pele não. Pode piorar em alguns casos”, complementa o cirurgião plástico Dr. Walter Lukesic.
Para qualquer caso, se faz necessária a visita a um especialista para avaliações. Cada caso precisa ser individualizado, pois a lipo HD não deixa de ser um procedimento médico e necessita de uma boa condução com todas as normas de segurança, visando minimizar os riscos.
Fonte