A venda clandestina de anabolizantes é um grande desafio para as autoridades. O domínio desse mercado ilegal traz grandes riscos. “Vários estudos diferentes de departamentos de polícia junto com instituições universitárias apreenderam e analisaram quimicamente essas substâncias. O resultado mostra que de 30% a 40%, em média, são adulteradas podendo conter até microrganismos que geram infecções, e metais tóxicos que geram problemas graves de saúde”, alerta o médico do esporte, Lucas Caseri.
O especialista explica que “os anabolizantes são medicamentos com substancias farmacêuticas de uso médico, mas que também provocam e promovem aumento da massa muscular, por isso é muito usado para melhorar a condição estética”. Esse é um dos motivos para expansão desse mercado paralelo, considerado um problema de saúde pública.
“É importante saber que todo e qualquer medicamento não tem só os efeitos positivos, mas pode promover também efeitos colaterais. Portanto, quanto maior a dose utilizada e quanto maior o tempo de uso é a probabilidade desses defeitos acontecerem”, alerta o Dr. Lucas Caseri ao destacar que por isso importante orientação médica.
Entre os efeitos que podem ser causados estão o aumento da pressão arterial e o aumento do número de células vermelhas, deixando o sangue mais viscoso. “São problemas que não dão sintomas e quando eles aparecem já é um efeito colateral e, muitas vezes, um efeito colateral grave”, destaca.
Outros efeitos podem estar relacionados a dosagens muito altas que “podem acarretar uma piora do perfil de colesterol. Aumenta o colesterol ruim e diminui o colesterol bom”. Esse quadro associado a uma dieta hipercalórica - utilizada para ganho de peso e muitas vezes não é feita por um profissional, pode aumentar a velocidade da instalação da aterosclerose que é a deposição de gordura nas artérias, levando a infarto e AVC.
Por isso, o médico Lucas Caseri ressalta a importância do acompanhamento já que há muitos benefícios para quem precisa desses medicamentos. “Os esteroides anabólicos androgênicos são utilizados quando eu desejo aumentar a massa muscular e como evitar uma perda muito grande de massa muscular. Os músculos estão envolvidos com a funcionalidade da capacidade de realizar atividades físicas no dia a dia e também com longevidade e mortalidade. Então ter mais músculos significa mais saúde e a maioria das doenças acaba acarretando uma perda significante de massa muscular e de força muscular também. O uso terapêutico desses medicamentos pode devolver força e massa muscular e tornar o indivíduo mais independente do ponto de vista funcional e também melhorar condições da qualidade de vida”, explica.
Agora você está no grupo de pessoas que usa anabolizantes sem acompanhamento médico é bom seguir essa dica do Dr. “A primeira coisa é procurar um médico e realizar alguns exames. Porque embora você não sinta nada, os exames podem estar gravemente alterados. Por exemplo, uma elevação das enzimas hepáticas traduz que os medicamentos utilizados em alta dose podem estar sobrecarregando o fígado. Eles só vão dar sintomas quando essa elevação já é muito grande, já é muito grave”, finaliza o médico do esporte. Dr. Lucas Caseri.
Dr. Lucas Caseri Câmara | CRM-SP 117.441 / RQE 82.784 e 82.785
Médico, especialista em Medicina do Exercício e do Esporte, Medicina Física e Reabilitação. Doutorando pelo programa de Saúde Baseada em Evidências da UNIFESP. Pesquisador, professor universitário, autor de 8 livros e produtor de conteúdo digital.
Fonte
Redação | Doutor TV
Redação | Doutor TV