A micropigmentação de sobrancelhas é um procedimento estético que consiste em aplicar uma espécie de tinta na pele dessa região, para delinear e corrigir falhas. O fato é que a sobrancelha compromete demais o olhar quando mal feita, por isso é um assunto que requer atenção. O número de erros e pessoas insatisfeitas é alto, porém a boa notícia é que existe solução, no caso a despigmentação, procedimento que permite a remoção e possibilita refazer a pigmentação.
A micropigmentação
Visando delinear e corrigir falhas que podem estar presentes nas sobrancelhas, a micropigmentação se tornou tendência entre celebridades e influenciadores digitais, por apresentar resultados agradáveis esteticamente falando.
Sendo necessário de retoques quando ela desbota, a micropigmentação não é permanente. O prazo de validade varia bastante, mas dura cerca de 1 ano. Dermatologistas ainda afirmam que o procedimento pode causar alergias, inflamações e até infecções, por isso é de extrema importância que a micropigmentação seja feita por um profissional adequado. Além de claro, a preocupação com o fator estético.
Mas nem sempre isso ocorre adequadamente. A cosmetóloga Suelli Domingues alerta para um fato preocupante: “A despigmentação da sobrancelha hoje está muito em alta. De uns 4 anos pra cá, muitos profissionais aprenderam e saíram fazendo a pigmentação. Mas quando você trabalha com um rosto, você precisa ter um estudo desse rosto. Você precisa fazer uma sobrancelha harmoniosa com o formato do rosto, com a cor do cabelo. Acontece que muitas pessoas fizeram e erraram, replicando o mesmo modelo em todo rosto”.
Atenção na escolha do profissional
A pigmentação de sobrancelhas naturalmente já é um processo complicado e com certos riscos, afinal é um corpo estranho aplicado à pele, o que pode fazer com que ela não reaja muito bem. Entretanto, quando o profissional que trabalha com isso é despreparado e por vezes até inconsequente, esses riscos podem se multiplicar.
“A tinta usada nas sobrancelhas normalmente vai ficar bem superficial, teoricamente sendo pra sair em um ou dois anos. O pigmento de sobrancelhas é um pouco mais caro do que o da tatuagem, então alguns profissionais acabam comprando o pigmento de tatuagem pra fazer sobrancelhas e acabam fazendo uma tatuagem no rosto do cliente e essa tinta pode acabar nem saindo sozinha, exigindo tratamento a laser”, explica a cosmetóloga Suelli Domingues.
A questão estética também é muito importante, por ser a finalidade do procedimento. Quando feito de maneira desleixada ou com complicações, pode dar resultados que impactam diretamente na saúde psicológica do cliente. “As pessoas fazem coisas que mudam totalmente a sua fisionomia. Entristece o cliente, já teve até caso de cliente que entrou em depressão porque um procedimento a mudou totalmente. É um assunto muito sério”, conta Suelli.
A despigmentação
Felizmente, o procedimento de pigmentação da sobrancelha tem solução quando os resultados não são os esperados. Quanto antes a decisão de despigmentar as sobrancelhas for tomada, mais isso pode facilitar o processo, então é preciso pensar e agir rápido. O processo pode ocorrer através de diversas técnicas, principalmente pela despigmentação a laser.
As alterações durante a despigmentação são um processo de resultados em curto, médio e longo prazo. Não é algo rápido e simples que pode ser feito do dia para noite, é um processo de etapas e requer paciência.
“A pessoa vai passar na avaliação, começar a fazer a despigmentação e se for com a tinta correta, leva 4 meses para sair totalmente, sendo feito uma vez por mês. Depois de tirar totalmente esse pigmento com as 4 aplicações, ela precisa esperar no mínimo 30 dias para refazer. É preciso ter paciência”, complementa a cosmetóloga Suelli Domingues.
Fonte
Redação | Doutor TV
Redação | Doutor TV