O universo infantil é bastante lúdico. A energia por parte das crianças requer atenção redobrada dos pais. Contudo, mulheres que são mães de múltiplos, que viajam bastante, casais que trabalham fora ou mesmo atuam em home office e que não têm tempo para estar com os filhos, geralmente necessitam de uma terceira pessoa para assisti-los.
Pesquisadores da Universidade de Harvard (EUA) realizaram um estudo que apontou o seguinte: crianças criadas por mães que trabalham fora são igualmente felizes e bem-sucedidas àquelas que convivem com mães donas de casa.
Contudo, para os pais permanece a insegurança devido à diminuição da atenção aos filhos. O que fazer numa situação dessas?
Deixando de lado a insegurança
Para sanar as dúvidas e incertezas em como agir com os filhos durante o período de trabalho, hoje existem os cuidadores de crianças que são profissionais especializados em ir além da assistência básica. Ou seja, instigam os pequenos nas suas atividades diárias, principalmente as escolares, levam-nos aos respectivos colégios, acompanhando toda a rotina da criança em questão.
“Essa assistência pode ocorrer durante todo o dia e até mesmo à noite. Há pessoas que viajam e contratam o cuidador por um período mais longo. Nós temos planos adaptados à cada necessidade”, explica Maria Zenaide, empresária e cuidadora.
O cuidador também é um educador
O profissional que participa da rotina daquela família age no intuito de seguir o estilo de vida que permeia por aquela residência, respeitando inclusive todos os protocolos. Ele não leva para o espaço de trabalho suas crenças, cosumes, e etc. Ou seja, seu mundo pessoal não interfere no dia a dia dos contratantes.
“O cuidador não vai alterar as regras da casa. Ele irá trabalhar adaptando-se àquela família”, exemplifica Maria Zenaide.
Crianças com necessidades especiais
O cuidador de crianças com necessidades especiais é também um cuidador especial. É um profissional que tem um ‘feeling’ mais aguçado, possui o dom da percepção.
Há crianças que se mantêm caladas, dificilmente se expressam. O profissional que irá assisti-la precisa ter uma atenção especial.
Para que o encontro entre a criança e o cuidador seja harmonioso, faz-se um estudo de cada caso. Somente após essa pesquisa o profissional adequado para aquele ambiente é selecionado.
Tecnologia a favor dos pais
A empresa oferece um monitoramento em vídeo, onde os pais conseguem acompanhar a rotina dos filhos mesmo quando estão distantes.
O serviço com duas câmeras é um bônus destinado aos clientes. Três pessoas dessa mesma família têm acesso via aplicativo a tudo que acontece dentro da casa em tempo real.
“Baixa-se um aplicativo no celular, algo bastante simples, e a partir do aparelho móvel pode-se ouvir, ver e até falar com quem está na residência. É um serviço bastante interessante e sem custos adicionais para a família”, finaliza Maria Zenaide.
Fonte
Redação | Doutor TV
Redação | Doutor TV