Equipes multidisciplinares de cuidadores de pessoas têm total aptidão na assistência aos adultos e crianças. Essa competência se estende inclusive a idosos, pessoas que estão com alguma comorbidade e portadores de necessidades especiais.
Conforme dados do Ministério do Trabalho de 2018, somente para o cargo de cuidadores de idosos, o aumento desse profissional foi de 547%, ou seja, uma das profissões que mais têm crescido em território nacional.
Mas onde buscar por esses profissionais?
Empresas especializadas
Com o aumento do ofício de cuidadores no Brasil, hoje está mais fácil encontrar esse tipo de profissional nas grandes capitais. Porém, é preciso se atentar às empresas capacitadas que oferecem os especialistas.
A Home Angels, empresa que empresária Maria Zenaide é franqueada, possui em seu quadro uma equipe completa de cuidadores multidisciplinares. São pessoas especializadas em cuidados com crianças especiais, mães de múltiplos, mulheres que tiveram gravidez de alto risco, idosos, dentre outros.
“Cada caso requer um cuidador treinado para atender dentro da necessidade da pessoa”, explica Maria Zenaide.
Cuidadores para pacientes
A empresa também disponibiliza profissionais que assistem pacientes em período pré-operatório, durante a internação, como também em domicílio.
“Pessoas que fizeram, por exemplo, cirurgias plásticas e que não podem se movimentar muito, a gente acompanha sua rotina. Outras que tiveram um tratamento mais prolongado e que necessitam de repouso, de uma alimentação especial, tudo isso é estudado antecipadamente para que o profissional entenda todos os cuidados que necessita essa pessoa, para que o paciente obtenha os resultados desejados e um atendimento especializado”, acrescenta a empresária.
Acompanhantes terapêuticos
O mundo globalizado abriu espaço para que muitas pessoas viessem a morar sozinhas. Contudo, algumas desenvolveram problemas com a solidão. Há ainda aquelas que se sentem depressivas e inclusive outras com tendência ao suicídio e que necessitam de um cuidado específico.
Para esses há um serviço especializado. O profissional é chamado de acompanhante terapêutico. Além do acompanhamento, há um incentivo por parte do profissional que trará novas visões de mundo ao seu paciente.
“Por exemplo: uma pessoa que tem síndrome do pânico precisa de um acompanhante terapêutico. Esse profissional precisa entender do assunto, estar preparado e ser especializado no contexto, já que o portador de síndrome do pânico pode entrar em desespero a qualquer momento. Outra situação é de uma criança especial, porém, cada caso é um caso. Há pessoas em tratamento de dependência química que necessitam extremamente da presença de um acompanhante terapêutico”, exemplifica Maria Zenaide.
É preciso enfatizar que para cada caso há uma avaliação, o que requer um estudo da rotina dessa pessoa. E a Home Angels é especializada nesse processo oferecendo todo o suporte necessário às famílias que buscam pelo profissional.
Fonte
Redação | Doutor TV
Redação | Doutor TV