Todos nós já nos deparamos com alguém que necessita de cuidados especiais, seja para a execução de tarefas da vida diária, ou mesmo em situações especiais do dia a dia, já que a essa pessoa falta autonomia ou independência na efetivação de seus afazeres.
Para tanto, existem os chamados cuidadores. São profissionais capacitados em criar um círculo de amparo, ou seja, atitudes que ultrapassam a fronteira de um ato solitário. O cuidador é aquele que compartilha atividades, ajuda a pessoa em questão, além de dividir informações com terceiros que possam estar presentes em determinados momentos na rotina de quem será ajudado.
Conforme dados da SBGG-SP (Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia do Estado de São Paulo), 80% dos profissionais cuidadores cumprem uma rotina que vai além da vigilância e afazeres envolvendo o paciente em questão, migrando também para as tarefas domésticas. E 37% atuam na administração de medicamentos, aplicação de injeções dentre outros tratamentos médicos.
Diante das informações acima citadas, fica uma dúvida: quando, como e onde contratar um cuidador? Entenda agora os caminhos para encontrar um profissional capacitado!
Cuidadores por indicação
Quando se aceita um cuidador por indicação, quem indica geralmente não conhece a real necessidade de quem está precisando do profissional. A preocupação é com a necessidade de quem ela está indicando.
Normalmente é onde acontece a maioria dos problemas, pois a pessoa não está preparada para aquele atendimento determinado. Muitas vezes é um profissional que vem de outro setor completamente diferente, sem conhecimento na área de saúde, sem curso de cuidador.
Para ser cuidador, é preciso atuar numa área que requer sensibilidade, participação de toda a rotina de uma residência, ou seja, tudo isso tem que ser levado em consideração.
“Um tempo atrás, quando comecei a trabalhar, fui indicar um cuidador pra um amigo. Eis que ele respondeu não queria uma indicação, pois preferia uma empresa. Atuando na área pude entender que ele estava correto”, explica Maria Zenaide, que tem ampla experiência como cuidadora e hoje é empresária, liderando uma equipe desses profissionais.
Processo de escolha
As empresas de cuidadores geralmente selecionam pessoas que já têm algum curso na área. Por outro lado, quando algum cliente solicita os serviços de um cuidador, entrevistas são feitas com as famílias, levando em consideração todas as necessidades do assistido e a dinâmica de seus entes queridos. A partir desse ponto é traçado o perfil do cuidador que irá administrar aquele ambiente. É assim que funciona a rotina na empresa coordenada pela Maria Zenaide.
“O cuidador selecionado adaptará os costumes daquela família com as necessidades em questão. Cada cuidador será específico para uma família. Tudo tem que ser estudado e levado em consideração”, exemplifica a empresária Mariza Zenaide.
Entendendo a família e o assistido
Para a escolha do cuidador, após um estudo específico da família, tais entes participam de uma entrevista na empresa para conhecer o profissional a ser escolhido. De três a quatro cuidadores são levados até essa entrevista.
Após a escolha, há um processo de adaptação do profissional que ocorrerá diretamente na casa da pessoa assistida com o auxílio de um supervisor. Toda ação é monitorada na primeira semana para que as necessidades daquela casa não passem em vão.
Diante da confirmação dessa adaptação, providencia-se a entrada na documentação necessária, como assinatura de contrato, dentre outras.
Situações de emergências
O atendimento emergencial na empresa da Maria Zenaide é de 24 horas ininterruptas e a corporação possui cuidadores espalhados por toda a cidade de São Paulo. Sendo assim, quando há uma emergência, o cuidador que se encontra mais próximo de quem será assistido é acionado. A empresa consegue suprir uma necessidade imediata
“Em caso de emergência, um primeiro atendimento é feito no local. E sendo necessário, damos início ao processo de escolha e adaptação de um cuidador que assistirá aquele paciente”, define Maria Zenaide.
Tecnologia agregada
A empresa oferece monitoramento dos serviços prestados, inclusive essa inspeção ocorre em tempo real. Ou seja, o contratante tem acesso a câmeras e pode falar com o parente que está sendo assistido a qualquer momento.
“Esse serviço de monitoramento é um bônus ofertado ao cliente. Três pessoas da mesma família podem ter acesso em tempo real a esse serviço. É um processo bem simples. Diretamente do celular, onde se baixa um aplicativo, a pessoa tem acesso à visualização e também pode falar com o assistido, e sem restrições de horário, pois a câmera fica na casa da pessoa por vinte e quatro horas. Isso independente de o cuidador atender o paciente por oito ou doze horas”, finaliza Maria Zenaide, cuidadora e empresária.
Fonte
Redação | Doutor TV
Redação | Doutor TV