O Brasil é um dos líderes mundiais em número de procedimentos de cirurgia plástica. Segundo uma pesquisa realizada pela Sociedade Internacional da Cirurgia Plástica, divulgada este ano, ocupamos o segundo lugar no ranking internacional de realizações de cirurgias estéticas, perdendo apenas para os Estados Unidos. Entre os procedimentos mais realizados estão os de rosto/cabeça, aumento de mamário com próteses de silicone e a lipoaspiração. Contudo, os cuidados são essenciais quando se trata de cirurgia plástica.
A preparação para uma cirurgia plástica envolve aspectos físicos e psicológicos. Pois, além de proporcionar excelentes resultados estéticos, oferece ao paciente um aumento na autoestima e na autoconfiança. Dr. Otávio Maximino, Cirurgião Plástico formado no Hospital das Clínicas de Pernambuco explica que os melhores resultados estão relacionados aos critérios nas escolhas paciente e do médico para realização do procedimento cirúrgico.
Portanto, cada etapa deve ser discutida com o médico-cirurgião, a fim de garantir um procedimento seguro e que atenda as expectativas do paciente. “Tudo começa na escolha do profissional”, ressalta Dr. Otávio Maximino. “O paciente precisa escolher um profissional de confiança. De preferência, que ele já tenha referência do trabalho”. Segundo ele, a recuperação adequada é fundamental para o sucesso de uma cirurgia plástica, pensando nisso, o paciente deve ser visto de forma holística já no período que antecede a cirurgia, no pós-operatório, além de fisioterapia, essencial para a plena recuperação, é necessário dar toda assistência, apoio e segurança ao paciente.
“É dever dos profissionais da saúde orientarem o paciente sobre todo o procedimento, o que será realizado e a maneira que será executada”, ressalta Dr. Otávio Maximino. “O período pré-operatório é muito importante, pois, tem como objetivo principal otimizar o estado geral do paciente, garantindo o bom andamento da cirurgia e da recuperação”, ele explica e lembra ainda que a atenção e o interesse nas consultas anteriores à cirurgia, assim como as seguintes, são fundamentais para resolver dúvidas, junto ao seu médico, sobre o que deve e não deve ser feito nesses períodos.
“Trabalho com uma equipe multidisciplinar, profissionais que auxiliam no pré-operatório e na reabilitação de cada paciente: eles vêm a somar, agregar valores à cirurgia para proporcionar uma melhor recuperação”, faz questão de frisar o Cirurgião Plástico. “Nossa atenção começa já no período pré-operatório, onde o paciente contará com o acompanhamento de uma nutricionista que orientará os produtos e nutrientes que devem ser mantidos na alimentação antes e depois da cirurgia plástica, para prevenir infecções e ajudar na recuperação, e o acompanhamento também de uma psicóloga para controlar o grau de ansiedade antes da cirurgia. No período pós-operatório, além de Fisioterapia, essencial para a plena recuperação, buscamos dar toda assistência, apoio e segurança ao paciente”, finaliza Dr. Otávio Maximino.
Dr. Otávio Maximino – Cirurgião Plástico | CRM: 19685 PE - RQE: 8621
Graduado em Medicina pela UFPE (Universidade Federal de Pernambuco), realizou Residência Médica em Cirurgia Geral no Hospital Agamenon Magalhães e concluiu sua Residência em Cirurgia Plástica no Hospital das Clínicas de Pernambuco.
Contatos:
Instagram: @drotaviomaximino
Site: www.drotaviomaximino.com.br
Fonte