A preocupação com a estética do nariz colocou a rinoplastia (cirurgia plástica que corrige alterações do contorno nasal) entre os cinco procedimentos mais procurados do Brasil, segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). Mas o que muita gente não sabe é que, além do objetivo estético, a técnica pode melhorar a funcionalidade das vias aéreas.
Problemas respiratórios
Estruturas nasais comprometidas podem favorecer o surgimento de problemas respiratórios. “Isso ocorre quando a pessoa tem um desvio de septo acentuado, possui hipertrofia dos cornetos (estruturas feitas de osso, tecido esponjoso e mucosa que ajudam a aquecer e umidificar o fluxo de ar que passa pelo nariz) ou sofreu algum trauma, por exemplo”, explica o cirurgião plástico especializado em rinoplastias complexas, Dr. Leandro Ventura, que opera também na Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro.
“Se não for operado, um desvio de septo mais acentuado, pode causar complicações como sinusites crônicas, roncos ou até apneia do sono”, diz o especialista.
Rinoplastias funcional e estética combinadas
A questão é que a rinoplastia, tanto estética quanto funcional, é considerada uma das mais complexas em todo o mundo, mesmo quando realizada por um médico experiente, já que o nariz apresenta uma anatomia bastante particular e delicada. Na grande maioria das vezes, as cirurgias ‘andam’ juntas, tanto a estética como a funcional, necessitando de um otorrinolaringologista e um cirurgião plástico especializado.
Além disso, a obtenção de um resultado satisfatório vai depender de fatores como a qualidade das estruturas nasais internas, tipo de pele, se a pessoa já fez cirurgias ou procedimentos anteriormente no nariz, cicatrização, um bom pós operatório, entre outros fatores.
Dr. Leandro Ventura ressalta que a rinoplastia funcional também é utilizada para corrigir cirurgias estéticas malsucedidas.
“Já operei muitos pacientes que fizeram procedimentos estéticos que causaram, inclusive, problemas respiratórios sérios, por terem sido feitos por profissionais despreparados ou inabilitados”, adverte.
A cirurgia, nesse caso, passa a ser ainda mais complexa, pois as estruturas se alteram e podem deformar com o tempo, causando grandes distorções da anatomia. Em muitos casos, nesses procedimentos mal feitos, pode ocorrer o chamado desabamento da pirâmide nasal ou o colapso das narinas, causando um fechamento ao respirar profundamente.
Rinoplastia estruturada
A ideia da rinoplastia estruturada (preservando e/ou reforçando pontos importantes da anatomia nasal) é justamente pra que isso não aconteça. “A gente quer um nariz que fique bonito, que respire bem e que daqui a cinco anos, dez anos, ele continue suportando as forças do tempo e do envelhecimento. Esse é o ponto principal da rinoplastia estruturada. O nariz fica um pouco mais rígido, mas isso pra evitar que problemas futuros ocorram”, conclui o especialista.
A busca de um profissional especializado é de suma importância a fim de obter um resultado satisfatório.
Fonte