Data: 18/03/2022
Dr. Paulo Eduardo Riff, médico neurologista e acupunturista (CRM 28.037 – SP)
Uma alternativa moderna, a acupuntura a laser tem os mesmos benefícios da tradicional e atrai, cada vez mais, crianças e adultos que não se sentem confortáveis com agulhas.
A acupuntura é uma técnica originária da medicina chinesa, que visa proporcionar a melhora do equilíbrio energético com a aplicação de finas agulhas em pontos específicos do corpo. No Brasil, os benefícios desse método são reconhecidos pela Organização Mundial da Saúde.
Mesmo sendo uma técnica altamente eficaz, por utilizar agulhas em seu tratamento, esse fator afasta crianças e pessoas que têm medo ou sensibilidade demais. Então, com os avanços da tecnologia, surgiu uma alternativa mais moderna dessa técnica: a acupuntura a laser.
COMO FUNCIONA A ACUPUNTURA A LASER?
Diferentemente da técnica tradicional, nesse tipo de acupuntura é utilizado um laser de baixa intensidade aplicado nos mesmos pontos que as agulhas. Mesmo com a baixa intensidade do laser, é recomendado que o profissional e o paciente utilizem óculos pretos para proteção durante as sessões.
Para quem nunca procurava a acupuntura tradicional por medo da dor, a boa notícia é que na versão a laser a técnica é totalmente indolor. Por isso, ela beneficia as crianças e pessoas que antes não se sentiam à vontade para procurar por este tratamento.
QUAIS OS BENEFÍCIOS DESTA TÉCNICA?
Como já comentamos, a OMS reconhece a eficácia da técnica no tratamento das mais diversas doenças, sejam elas físicas ou psicológicas, além de também ser utilizada em tratamentos de beleza. Algumas enfermidades beneficiadas pelo método são a insônia, depressão, ansiedade, sinusite, reumatismo e artrose.
Os benefícios, além da melhora dos sintomas de cada problema, é que a acupuntura ajuda na capacidade de cura do corpo, bem como fortalece a imunidade e o bem-estar físico e emocional dos pacientes.
EXISTEM RESTRIÇÕES OU CONTRAINDICAÇÕES?
Como todas as técnicas da Medicina Tradicional Chinesa, a acupuntura a laser também possui algumas restrições quanto ao seu uso, que não deve ser aplicado em gestantes, por exemplo. O laser também não deve ser irradiado sobre focos de infecções bacterianas, pois pode multiplicar os microrganismos, nem sobre portadores de neoplasias, pois o laser também pode aumentar a proliferação das células tumorais.
Lembrando que, apesar de fornecer resultados praticamente iguais ao da acupuntura com agulhas, a incidência do laser e, consequentemente, o sucesso da prática, dependerá de algumas variáveis.
A porção de energia absorvida e transmitida também dependerá de fatores individuais como a idade do paciente, pigmentação da pele e espessura dos tecidos.
ACUPUNTURA A LASER DÓI?
Se você nunca buscou a acupuntura tradicional por medo da dor (que, convenhamos, é praticamente inexistente), saiba que a versão da terapia utilizando laser é completamente indolor.
Nessa modalidade, o laser utilizado é de baixa intensidade. Ou seja, não produz quaisquer queimaduras ou cortes (como acontece nos lasers adotados em cirurgias), gerando um mínimo de calor na pele — não há sequer contato do aparelho com o paciente. Por não ser invasiva, não há riscos de infecção ou problemas de coagulação.
Por isso, a acupuntura é laser é bastante recomendada a pessoas antes relutantes ao tratamento tradicional, incluindo crianças, idosos, animais agressivos ou filhotes, pacientes com problemas mentais ou simplesmente mais sensíveis.
Fonte