quinta-feira, 26 de março de 2020

Coronavírus (COVID-19): Calma, vamos sair dessa com mais resiliência!

author photo
Imagem Ilustrativa
O significado original do termo resiliência na área da física é a propriedade que alguns corpos apresentam de retornar à forma original após terem sido submetidos a uma deformação elástica. Em relação à pessoa, resiliência é a capacidade que um indivíduo ou uma população apresenta, após o momento de adversidade, de conseguir se adaptar ou evoluir positivamente diante da situação.

As palavras do momento são: calma, coragem, lucidez, moderação e ânimo.
Não é um momento fácil, mas pode ser um momento de transformação e aprendizado. O afastamento social, nesse primeiro momento, é algo estranho. Para algumas pessoas é um momento de férias. Para outros, é um momento de grande preocupação e frustração.

Para muitas pessoas, para a minha surpresa, é um momento de inovação. A tecnologia está contribuindo para alguns alunos continuarem a ter aulas. Para os profissionais trabalharem de casa. Para o comércio, que ainda não aderiu a tecnologia, implementar as vendas online. Para as pessoas que já fazem psicoterapia, continuar investindo no fortalecimento da resiliência. Para outras pessoas, o momento de começarem a psicoterapia online.

Coragem é a força espiritual para vencer a circunstância difícil, fé! Não importa se você tem ou não religião. O importante é ter fé!

Atenção! Não é momento de férias! Faça algo por você e pelas outras pessoas. Continue a sua vida. Aproveite para aprender a usar a ferramenta que temos no momento, a tecnologia.

Lucidez! Aproveite para usar as suas capacidades mentais, se não conseguir, peça ajuda, não fique paralisado diante do problema.

Moderação! Evite os excessos. Temos muitas maneiras de aproveitar o tempo de afastamento social. Tente dividir o seu tempo entre assistir os noticiários, assistir filmes e séries, fazer atividades físicas entre outras coisas. Para os adolescentes e crianças, que gostam de jogos virtuais, a palavra é moderação. Aproveite o dia para fazer coisas diferentes e com criatividade.

Ânimo! Seja determinado para superar essa situação difícil. Você pode enfrentar como um aprendizado que vai te proporcionar resiliência. Se está muito difícil suportar, peça ajuda. Pedir ajuda não é fraqueza. É um ato de coragem! As pessoas seguras pedem ajuda.



Colaboração:
Dra. Elisângela Paes Leme
CRP: 06-106.301


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Proxima Postagen
Anterior Anterior