-->

segunda-feira, 23 de março de 2020

Câncer de mama: orientações aos pacientes em tratamento durante a pandemia de Coronavírus

author photo
Imagem Ilustrativa 
Muito se questiona sobre o Coronavírus e as complicações geradas pela doença, principalmente para aqueles quem sofrem com o câncer. Antes, porém, é preciso entendê-lo de forma prática.
Vindo de uma família de vírus que causa complicações respiratórias, sua mutação, descoberta em dezembro de 2019, causa uma doença infecciosa denominada Covid-19.
Os sintomas mais comuns da patologia são: febre, cansaço e tosse seca. Alguns pacientes podem apresentar ainda congestão nasal, coriza e dor de garganta. Há pessoas que não apresentam sintomas, ou expõem sintomas discretos. Mas também há as que desenvolvem a doença em sua forma mais grave, e muitas delas estão no chamado ‘grupo de risco’ para complicações.
Quem tem o diagnóstico de câncer de mama deve ficar atenta (o), já que faz parte desse grupo. Entenda os motivos e os cuidados a serem tomados:

O Coronavírus e o Câncer

“Não só pacientes com câncer de mama, mas com outros tipos de câncer em geral, que passaram recentemente pela cirurgia ou estão em alguma fase de tratamento, principalmente aquelas fazendo sessões de quimioterapia, são as pessoas que fazem parte do grupo de risco para as complicações de infecções do Coronavírus, pois apresentam a imunidade mais baixa.” Explica a médica mastologista Dra. Danielle Miyamoto.

Vigiar para não se contaminar

Pacientes com câncer devem ter os cuidados de higiene redobrados, sair de casa o mínimo possível. E, além disso, evitar visitas de conhecidos em casa. É que as pessoas entendem como ‘não sair de casa’ a grande resposta para a questão da infecção. Porém, se outras pessoas forem visitá-las, essas podem trazer o vírus.
A hidratação adequada é uma das principais aliadas no combate às infecções virais, sabia? E ainda falando sobre as maravilhas da água, ela é a principal aliada na higienização das mãos, frutas, hortaliças, além das louças e utensílios.
E por falar em frutas e hortaliças, elas contêm compostos oxidantes que protegem as nossas células.

Para aqueles que estão em fase de tratamento...

Sobre a continuação ou não dos tratamentos, a Dra. Danielle comenta: “Não há como parar. A Sociedade Brasileira de Mastologia enviou uma nota alertando que as pacientes devem manter a rotina com os tratamentos, pois o atraso do mesmo pode prejudicá-las no alcance da cura.” Ela acrescenta ainda: “Pode ser que daqui uma semana tais recomendações modifiquem, mas a princípio todos os tratamentos oncológicos devem ser mantidos.”

Sobre as cirurgias: elas permanecem?

As únicas cirurgias que estão sendo feitas em hospitais são as de câncer e de emergência. Outras cirurgias para doenças benignas foram canceladas para evitar exposição ao vírus e devido a disponibilidade de leitos cirúrgicos no hospital.

E quem já passou pelo tratamento? Ainda faz parte do grupo de risco?

No caso de pacientes que têm o antecedente de câncer que já foram tratados há algum tempo e estão apenas na fase de seguimento e acompanhamento, a princípio não fazem parte do grupo de risco, exceto se apresentarem outras comorbidades associadas, como diabetes, hipertensão, doença pulmonar, etc.
Entretanto, as pacientes acima citadas devem manter os tratamentos complementares que ainda fazem. Muitas fazem o uso de hormonioterapia, como tamoxifeno ou inibidores da Aromatase (Anastrozol ou Letrozol) e devem manter o uso dessas medicações. Se tiver alguma dúvida, não tenha receio de conversar com seus médicos.

Tenho consulta marcada. O que devo fazer?

As consultas das pacientes que já foram tratadas do câncer, que estão apenas em acompanhamento e que teriam de fazê-lo neste momento, neste mês, a recomendação é que elas esperem um pouco.
“A prioridade no momento é que as pessoas fiquem em casa, evitem as ruas para que haja o controle da epidemia o quanto antes. Somente se houver urgência. Qualquer dúvida, entre em contato com seu médico.” finaliza a Dra. Danielle Miyamoto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Proxima Proxima
Anterior Anterior