domingo, 29 de abril de 2018

Os 4 vilões da cegueira

author photo
Imagem ilustrativa
A retinopatia diabética é a principal causa de cegueira legal entre os 20 e 65 anos, a catarata é a maior causa de cegueira reversível no mundo, a DMRI é a principal doença causadora de cegueira em pessoas com mais de 65 anos e o glaucoma é responsável pela maioria das cegueiras irreversíveis no mundo.



Retinopatia Diabética:



Nos pacientes diabéticos, altos níveis de glicose no organismo podem lesionar os vasos sanguíneos da retina, responsável por enviar as imagens até o cérebro. Quando o diabetes acomete a retina denominamos retinopatia diabética, que deve ser detectada precocemente para evitarmos a cegueira.



Catarata:



A catarata é uma patologia dos olhos que consiste na opacidade parcial ou total do cristalino ou de sua cápsula. Pode ser desencadeada por vários fatores, como: traumatismo, idade avançada, diabetes, uveítes, uso de medicamentos, entre outros. Tipicamente apresenta-se como turvação visual progressiva que pode levar a cegueira ou visão subnormal.



DMRI (Degeneração Macular Relacionada à Idade):



A degeneração macular relacionada à idade é a principal causa de cegueira irreversível em pacientes com mais de 50 anos. Esta doença afeta a mácula que é a parte da retina responsável pela visão de cores e detalhes visuais.



Glaucoma:



O glaucoma é uma patologia ocular que provoca lesões no nervo óptico (neuropatia óptica isquêmica) e tem como principal fator de risco o aumento da pressão intraocular. O glaucoma é uma doença silenciosa, inicialmente assintomática. O campo visual periférico é acometido, lentamente e, a longo prazo, pode levar a cegueira.



Portanto para prevenir e tratar possíveis doenças, é importante passar em consulta com o seu oftalmologista anualmente ou a qualquer momento se perceber alguma alteração na visão.



Colaboração: Dr. Daniel Kamlot – Oftalmologista | Doutor TV em Revista!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Proxima Proxima
Anterior Anterior