quinta-feira, 1 de março de 2018

Principais causas de infertilidade masculina e feminina

author photo
Imagem ilustrativa 

A infertilidade, esterilidade ou infecundidade é a incapacidade de reprodução. Um casal é infértil quando não alcança a gravidez desejada ao fim de 1 ano de vida sexual contínua sem métodos contraceptivos. A infertilidade pode ser masculina ou feminina e masculina, talvez por falarem mais abertamente sobre o assunto, ou mesmo pela ligação imediata de maternidade ao feminino, a ideia que existe é de que as mulheres realmente apresentam mais problemas de infertilidade do que os homens. Mas isso não passa de mera impressão. Segundo o especialista em fertilidade Dr. Pedro Monteleone, homens e mulheres têm as mesmas chances de terem alguma dificuldade de reprodução. A incidência de fatores masculinos e femininos é igual, aproximadamente 40%, e casais com fatores associados são aproximadamente 20% dos casos.



Infertilidade masculina

Pode ser decorrente de alteração da qualidade do sêmen. Tais alterações podem consistir em redução da quantidade de espermatozoides produzidos e/ou da motilidade e/ou da morfologia dos mesmos. Em outros casos, pode haver ausência total no sêmen ejaculado ou produção reduzida de espermatozoides. Vários fatores podem causar a infertilidade masculina, como a obstrução dos canais que levam os espermatozoides até o sêmen, como acontece, por exemplo, após a cirurgia de vasectomia ou após infecções genitais.

A causa mais comum de infertilidade masculina é varicocele (varizes nos testículos). O diagnóstico é realizado por queixa de dor testicular, exame físico alterado e alteração no exame de ultrassonografia de testículo. É muito comum também fazer o diagnóstico de alterações seminais durante a investigação de infertilidade do casal, quando já existe um tempo considerável (maior que 1 ano) de tentativa de gestação, sem exito.

Com exceção da ausência total de espermatozoides dentro dos testículos, para todas as outras situações o tratamento com os espermatozoides do homem é possível, podendo ser obtidos diretamente do sêmen ejaculado, dos testículos ou dos epidídimos e utilizá-los para a fertilização in vitro, com excelentes chances de sucesso.

Homens que desejam ter filhos, devem cuidar sempre das questões relacionadas aos hábitos de vida, como obesidade, tabagismo, drogas ilícitas, sedentarismo e estresse, e à exposição a fatores ambientais nocivos, conhecidos como disruptores endócrinos.



Infertilidade feminina

Os principais fatores que acabam causando algum tipo de infertilidade nas mulheres são obstrução tubárea, endometriose, ovários policísticos, mioma, outros fatores uterinos e causas imunológicas, além da idade da mulher.

O diagnóstico em cada caso é feito pela história e antecedentes clínicos, exame físico e exames complementares direcionado.

Os tratamentos, dependendo da causa de cada caso, podem ser o coito programado, inseminação artificial ou fertilização in vitro.

Assim como os homens, cuidar sempre das questões relacionadas aos hábitos de vida, como obesidade, tabagismo, drogas ilícitas, sedentarismo e estresse, e à exposição a fatores ambientais nocivos, conhecidos como disruptores endócrinos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Proxima Proxima
Anterior Anterior