sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

Você não sabe o que comer no verão? Veja quais os melhores alimentos para a estação!

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O verão chegou e a perguntam que não quer calar, é o que devem consumir nessa época. Que tal pensar em algo leve, saudável, nutritivo e ainda manter a boa forma.

No calor a preferência deve ser por alimentos leves, mais líquidos e gelados, isso porque nosso corpo tem uma temperatura constante, por volta de 36º C. Quando está frio, ele precisa de mais energia para manter a temperatura e esse consumo cai no calor. Por isso, é normal gastar menos calorias no verão e também é bom ingerir menos.

Além disso, a circulação do sangue aumenta na região da pele, isso faz com que o corpo troque calor com o ambiente. Quando comemos o sangue tende a ir para o aparelho digestivo, onde ele recebe os nutrientes. Quanto mais comemos, mais sangue vai para o aparelho digestivo. Como a demanda do corpo pelo sangue fica muito alta, isso pode causar tontura, sono ou cansaço. Esse é mais um motivo para comer menos e mais leve quando faz calor.

Nesse período de altas temperaturas, suamos muito e então não podemos esquecer da água, que é fundamental para uma boa hidratação e nutrir o nosso organismo. Os sucos de frutas naturais (sem adoçar) também são recomendados e uma boa água de coco gelada.

Já a recomendação de uma boa alimentação para a estação seria o consumo de 3 frutas variadas por dia, em média. As frutas oferecem vitaminas, minerais e fibras. As verduras cruas e vegetais cozido também são fundamentais, elas possuem um alto valor nutricional, possuem magnésio, potássio,vitaminas C e K, ferro e fibras. Evite o consumo de carboidrato refinados, eles oferecem poucos nutrientes e altas calorias.


Aposte nessas dicas:

  • Consuma mais líquidos (água e chás de ervas gelados sem açúcar);
  • Sucos de frutas naturais (abacaxi, melão, limão e frutas vermelhas);
  • Sorvetes de frutas natural (feito em casa sem açúcar);
  • Frutas geladas (abacaxi, melão, frutas vermelhas, kiwi, ameixa, pêssego e melancia);
  • Saladas e folhas verdes cruas (alface, couve, rúcula, espinafre, etc);
  • Consuma carboidratos não refinados (arroz integral, quinoa, batata doce e mandioca);
  • Legumes cozidos (abobrinha, berinjela, brócolis, aspargos, etc);
  • Frutos do mar cozido, nunca frito (camarão, lula, polvo, etc);
  • Evite o excesso de carnes vermelhas, prefira peixe, frango e ovos;
  • Evite alimentos com açúcar refinado (bolo,biscoitos, tortas, sorvetes industrializados, etc).

Sugestão de cardápio:


Café da manhã:


Uma fruta ou suco natural de fruta, acompanhando de uma boa proteína (ex: ovos).


Lanche da manha:


Uma porção de oleaginosas (ex: castanhas).


Almoço:


Folhas verdes em grande quantidade, legumes cozido, uma porção média, proteína (frango ou peixe) e uma porção pequena de carboidratos (ex: batatas, arroz integral, etc).


Lanche da tarde:


Uma fruta ou iogurte natural com frutas.


Jantar:


Folhas verdes em grande quantidade, legumes cozido, uma porção média e proteína (frango ou peixe) uma porção média, sem carboidratos.


Ceia:


Coco (um pedaço pequeno) ou amêndoas(um porção pequena)


OBS: Esse cardápio é apenas uma sugestão de alimentos leves e nutritivos para o verão, lembrando que sempre devemos buscar ajuda de um profissional nutricionista para calcular e adequar um cardápio individualizado para as necessidades diária de cada pessoa.



Colaboração: Daniele Forti - Nutricionista | Doutor TV em Revista!

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