sábado, 17 de fevereiro de 2018

Como cuidar dos olhos, evitar doenças e acidentes comuns nas férias de verão

author photo
Imagem ilustrativa

As férias de verão chegaram e os cuidados com os olhos devem aumentar. A exposição crônica ao sol pode causar lesões na córnea. Um exemplo de alteração que pode ocorrer é a ceratite que causa vermelhidão e sensação de corpo estranho.


As conjuntivites também são mais comuns nesta época devido a aglomeração de pessoas em parques e clubes. Além disso, o clima seco e quente facilita a proliferação de vírus e bactérias.Pacientes que usam lentes de contato devem retirá-las durante o uso de piscinas e praias para evitarem infecções como úlcera de córnea, que são muito graves.


Crianças ficarão mais tempo em casa durante as férias e as chances de acontecer lesões oculares com produtos químicos e objetosperfurocortantes são maiores. Alguns cuidados podem evitar problemas maiores e garantir a diversão com segurança:


  • Usar óculos escuros com filtro UVA/UVB para evitar alterações oculares;
  • Evitar aglomerações, lavar bem as mãos, utilizar álcool gel e evitar coçar os olhos;
  • Evitar o uso de lentes de contato se for utilizar piscinas e praias. Se houver problemas com as lentes, retirá-las e procurar um oftalmologista;
  • Ficar atento às crianças, guardar produtos químicos e objetos perfurocortantes em locais de difícil acesso. Se houver contato com produtos químicos, lavar insistentemente,os olhos com água corrente e procurar um pronto-socorro oftalmológico.

Depois de todos esses cuidados, aproveite suas férias!

Colaboração: Dr. Daniel Kamlot – Oftalmologista | Doutor TV em Revista!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Proxima Proxima
Anterior Anterior